quinta-feira, 29 de setembro de 2011

The night outside

Geração Beat

O mito de uma geração. Nasce na sequência de "Pela Estrada Fora", romance autobiográfico de Jack Kerouac, reunindo um grupo de escritores e poetas que rejeitavam o materialismo no pós-II Guerra Mundial, ilustres como William S. Burroughs, Hal Chase, Allen Ginsberg, Neal Cassady e Lucien Carr.

Esta geração deixaria marcas profundas na juventude americana do pós-guerra, subvertendo a ordem e os costumes americanos na esperança de uma nova liberdade. Quando o romance foi editado, Einsenhower era Presidente dos Estados Unidos. A América do pós-guerra acreditava que uma nova harmonia era possível, mas vivia-se com medo do mundo vermelho atrás da cortina de ferro... A juventude já não se revia nos mesmos valores, era preciso partir as correntes, procurar a liberdade...

Jack Kerouac nasceu em Lowell, Massachusetts, em 1922. De origem franco-americana, na juventude cedo se tornou a estrela de futebol americano do liceu local, o que o levou a ser admitido na equipa da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, em 1940. Porém, devido a uma lesão abandonou os relvados em plena época. Após ver ameaçado o seu lugar na equipa, Kerouac abandonou a universidade e fez-se à estrada.

Pela Estrada Fora” narra as viagens de dois amigos, Sal e Dean (que, na realidade, são Kerouac e Neal Cassady), à deriva pelas estradas perdidas no continente americano e México, acaba por ser um manifesto de uma forma de viver intensa, vibrante, contagiante. São páginas repletas de noites loucas... de alcool... de excessos... e de jazz, muito jazz. É um romance que marcou toda uma geração.


«Para as adolescentes, ele foi o poeta louco, o primeiro amor que nunca esqueceram, com a sua conversa sobre boleias em comboios de carga e carros, estrada fora. Kerouac criou um herói de estilo moderno em Pela Estrada Fora; inventou a Geração Beat, originou um estilo de viver e um estilo de escrever.»
The Guardian





Google images


Sem comentários:

Enviar um comentário